Sistematização dos processos de gestão: uma proposta de intervenção para a Unidade de Atendimento ao Educando-UAE/EAJ/UFRN

Maria de Nazaré Nunes Moraes

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Antônio Alves Filho

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Resumo

Este artigo trata sobre proposta de intervenção para sistematização dos processos de gestão da Unidade de Atendimento ao Educando-UAE/EAJ/UFRN, como contribuição para a melhoria na gestão. O estudo se fundamenta teoricamente nos pressupostos da Nova Gestão Pública-NGP e da Gestão de Processos. Metodologicamente, utiliza-se da pesquisa-ação e da abordagem qualitativa, cuja aplicação contribuiu para conhecimento da realidade bem como orientaram as ações de intervenção e de mudanças. Como resultado da pesquisa, foi elaborado o diagnóstico, no qual é apresentado o modelo de gestão atual da UAE, que, por sua vez, ofereceu respaldo para a elaboração das propostas de ações para ensejar mudanças quanto ao organograma do setor; à elaboração das atribuições da UAE e de seus setores subordinados; à sistematização dos processos administrativos (fluxo da rotina de trabalho, padronização de documentos e formulários etc.); e à melhoria das condições físicas e tecnológicas, que compõem o sistema de gestão do setor em estudo.

Palavras-chave


Nova Gestão Pública; Gestão de Processos; Unidade de Atendimento ao Educando


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p102-115

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