Automação de baixo custo para reservatórios de água

Maraiza Prescila dos Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

José Kleber Costa de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta uma automação de baixo custo para sistemas de abastecimento de água compostos por três reservatórios, que tem como meta amenizar um problema muito comum em reservatórios de água, principalmente naqueles denominados como elevados ou superiores: o extravasamento, responsável por causar desperdício de água e de energia elétrica. Por isso, o principal objetivo da pesquisa relatada neste trabalho foi desenvolver uma automação que permita ao sistema funcionar com eficiência e eliminar o desperdício. Para isso, foram utilizados tecnologias e dispositivos de baixo custo. Um estudo de caso foi realizado nos reservatórios de água do IFPB – Câmpus Cajazeiras, que apresentavam as características de extravasamento, então foi implementada a automação para aplicação do modelo teórico elaborado pela pesquisa. A automação proposta foi desenvolvida com dispositivos eletromecânicos e com o Arduino Uno como plataforma de desenvolvimento lógico. Com a aplicação desta pesquisa puderam-se perceber algumas vantagens, como a eliminação do desperdício de água por extravasamento e a liberação do operador que até então era responsável pelo funcionamento do sistema. Além disso, houve uma grande satisfação por parte dos autores, por esta ter sido uma excelente oportunidade de agregar conhecimentos teóricos e atividade prática para propor uma solução diante de uma problemática real.

Palavras-chave


Reservatório de água; Desperdício de água; Automação de baixo custo; Arduino Uno


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p58-64

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3099

Total de downloads do artigo: 5070