Simulações de sistemas de controle de pêndulo simples e invertido em malhas aberta e fechada
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p22-27Palavras-chave:
Matlab, Controladores, Simulação, EstabilidadeResumo
Este trabalho objetivou realizar simulações de sistemas de controle de pêndulo simples e invertido em malha aberta e em malha fechada. Dessa forma, durante nosso caminho metodológico, tais simulações foram desenvolvidas no software Matlab, considerando sua grande utilização na área de Automação Industrial. Entre os resultados encontrados, notamos que na simulação em malha aberta o pêndulo simples é um sistema estável e que, em alguns minutos, o sistema entra em regime permanente, ou seja, a haste do pêndulo tende a posição de 0º, o que corresponde a uma oscilação amortecida. Com relação às simulações das representações do pêndulo invertido, o sistema é instável, já que o valor do ângulo da haste tende ao infinito. E, no caso da simulação em malha fechada, verificamos que os dois controladores são capazes de levar os dois sistemas mecânicos para a região de estabilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.