Avaliação de desempenho térmico em salas de aula no Alto Sertão da Paraíba – estudo de caso no IFPB, Campus Cajazeiras

Rafael Ponce de Leon Amorim

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Hayanne Macêdo de Mello

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Hirley Pinheiro de Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A busca por maior eficiência no desempenho térmico de edificações em regiões de clima quente e seco visa à melhoria das condições de habitabilidade, atenuando os extremos climáticos assim como a redução do consumo energético com condicionamento artificial do ar. Neste sentido, avaliações de desempenho térmico em edificações existentes são requeridas para diagnosticar as condições ambientais oferecidas aos usuários, identificar deficiências para, em seguida, propor a adoção de soluções de adequação. Essas avaliações, tornam-se ainda mais importantes em ambientes escolares, pois o ambiente térmico influencia diretamente na relação de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa refere-se a um estudo realizado na cidade de Cajazeiras, localizada no alto sertão paraibano, que avaliou o desempenho térmico das salas de aula do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, Campus Cajazeiras. Inicialmente, buscou-se analisar as condições climáticas locais a partir do ano climático de referência – TRY, calculadas a partir da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada na cidade de São Gonçalo-PB, a 30 km do local de análise. Em seguida, foi realizada a caracterização física dos blocos de sala de aula assim como o monitoramento de quatro salas de aula representativas das duas tipologias existentes, no período de 11 a 24 de outubro de 2016. Verificou-se que, com o auxílio dos aparelhos condicionadores de ar, as salas de aula avaliadas registraram valores de temperatura do ar dentro da zona de conforto térmico nos horários de aula, porém, os valores referentes à umidade relativa do ar foram preocupantes, estando sempre inferiores ao valor limite de 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde. 

Palavras-chave


Desempenho térmico; Conforto térmico; Consumo energético


Texto completo:

Referências


ANSI/ASHRAE Standard 55R (2010) Thermal environmental conditions for human occupancy. American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, Inc. Atlanta, GA, 2010.

CGE. Centro de Referenciamento de Emergência. São Paulo. Disponível em: http://www.cgesp.org/v3/umidade-relativa-do-ar.jsp. Acesso em: 09 jan. 2017.

DE VECCHI, R.; CÂNDIDO, C.; LAMBERTS, R. O efeito da utilização de ventiladores de teto no conforto térmico em salas de aulas com condicionamento híbrido em um local de clima quente e úmido. Ambiente Construído, v. 13, n. 4, p. 189-202, 2013.

FANGER, P. O. Thermal comfort: analysis and applications in environmental engineering. Copenhagen: Danish Technical Press, 1970. 244p.

FROTA, A. B. Geometria da insolação. São Paulo: Geros, 2004.

GOOGLE MAPS. [Vista superior do campus Cajazeiras do IFPB]. [2016]. Disponível em: http://www.googlemaps.com.br/. Acesso em: 20. nov. 2016.

LAMBERTS, Roberto; XAVIER, Antonio Augusto; GOULART, Solange. Conforto e stress térmico. LabEEE, UFSC, 2011.

RORIZ, M. Base de dados climáticos de 411 municípios brasileiros, 2012. Disponível em: http://www.roriz.eng.br/download_6.html. Acesso em: 01. jun. 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n42p50-58

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1813

Total de downloads do artigo: 2097