A formação de docentes e práticas pedagógicas no contexto da educação tecnológica

Ítalo Oriente

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Joaquim José Jacinto Escola

ORCID iD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Portugal

Filomena Maria Gonçallves da Silva Cordeiro Moita

ORCID iD Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Resumo

Neste artigo discutimos a formação de professores para a educação profissional e tecnológica, considerando a necessidade de uma formação continuada articulada com as Ciências da Educação. Pretendemos deslocar o foco centrado na formação tecnicista para uma perspectiva centrada em  práticas pedagógicas, consoantes com uma formação humanista. Nosso objetivo é refletir criticamente sobre a formação atual do professor, considerando a necessidade de uma adequada articulação entre o conhecimento técnico específico e o pedagógico.  Neste sentido, destacamos que a atividade do ensino não é apenas de natureza técnica, mas envolve conhecimentos e saberes especializados que estejam em sintonia com as finalidades da Educação no contexto da sociedade e da escola no século XXI e com o perfil dos alunos a formar. A sociedade do conhecimento, em função das suas idiossincrasias, demanda um novo perfil formativo que contemple novas perspectivas metodológicas, dentro do campo da educação profissional e tecnológica, capazes de articular de maneira eficaz ensino e aprendizagem no escopo deste novo cenário cultural, porquanto os saberes não devem ser encetados apenas em uma cultura científica e tecnológica, caracterizados por uma mera transmissão de conteúdo, mas integrados a uma cultura das humanidades, privilegiando o pensamento reflexivo e sistêmico. Formar alunos dos cursos da educação profissional e tecnológica não é apenas instrumentalizá-los para o exercício competente de uma dada profissão nesta área, é, também, ensejar um pensamento crítico sobre as transformações do mundo que os cerca como pressuposto de aprendizagens significativas, que os habilita a se colocarem no mundo de maneira mais informada. Sendo assim, é necessário um repensar do modelo tradicional de formação dos professores que atuam no nível superior. Apresentamos neste artigo, resultados preliminares de um estudo teórico, baseado em pesquisa bibliográfica e, também, em reflexões decorrentes das atividades de  professor e coordenador de um curso superior de tecnologia.

Palavras-chave


Formação Docente; Práticas Pedagógicas; Estilos de Aprendizagem; Educação Tecnológica; Ensino Superior


Texto completo:

Referências


ALONSO, C.: GALLEGO, D.; HONEY, P. Los estilos de aprendizaje: Procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Ediciones Mensajero, 2002.

AMARAL, S. F.; BARROS, D. M. V. (2007). Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas, 2007. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE NOVAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO, 1, São José dos Campos. Disponível em: http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/pt/tvdi_portugues/daniela.pdf. Acesso em: 11 jan. 2016.

BALL, S. J. The teacher´s soul and the terrors of performativity. Journal of Education Policy, v. 18, n. 2, p. 215-228, 2003.

BALL, S. J. Performativity, privatization, professionals and the state. In: Cunningham B. (org.) Exploring professionalism. Institute of Education/University of London, London, p. 50-72, 2008.

BASTOS, J. A. S. L. A educação tecnológica – conceitos, características e perspectivas. Tecnologia & Educação. Coletânea educação e tecnologia: publicação do programa de pós-graduação em tecnologia. Cefet-PR. Curitiba, p. 21-36, 1998.

BRASIL.MEC/Semtec. Educação tecnológica. Legislação básica. Brasília. Semtec, 1994

CANDAU, V. M. Currículo, didática e formação de professores: uma teia de ideias-força e perspectivas de futuro. In: OLIVEIRA, MARIA RITA N. S.; PACHECO, J. A. (Org.). Currículo, didática e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, p. 7-9, 2013.

DEMO, P. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

ESCOLA, J. G. M. Comunicação e Educação. Porto: Edições Afrontamento, 2011.

FELDER, R. Learning and teaching styles in engineering education. Engr. Education, v.78, n. 7, p. 674-681, 2002. Disponível em: http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public//Papers/LS-1988.pdf.. Acesso em: 21 mar. 2016.

FELDMANN, G. (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, 2009.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FLORES, M. A. (Org.). Introdução: da relevância da formação de professores. Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributivos internacionais. Coimbra: Almedina, p. 7-15, 2014a.

FLORES, M. A. (Org.). Desafios atuais e perspetivas futuras na formação de professores: um olhar internacional. Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributivos internacionais. Coimbra: Almedina, p. 217-238, 2014b.

GRINSPUN, M. P. S. Z. (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro: Editora 34, 2006.

MARCONDES, M. I. ; LEITE, V. F. A. Formação de professores e trabalho docente no Brasil: contexto, questões e desafios na atualidade. Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributivos internacionais. Coimbra: Almedina, 2014.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2011.

MOITA, F. M. G. S. C. ; CANUTO, E. Os jogos digitais no processo de ensinar e aprender e os estilos de aprendizagem do aluno. Revista Tecnologia Educacional, v. 40, n. 192, jan. /mar. 2011.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2011.

MOREIRA, A. F. B. Em busca da autonomia docente nas práticas curriculares no Brasil. In: Currículo, didática e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.

NIKLASSON, L. Funções e contexto da formação inicial de professores e o desenvolvimento do profissionalismo. Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributivos internacionais. Coimbra: Almedina, 2014.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007.

PACHECO, J. A. Política de formação de educadores e professores em Portugal. Currículo, didática e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.

RAYS, O. A. Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade. Revista Educação Especial, Rio Grande do Sul, n. 21, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034. Acesso em: 07 mar. 2016.

SILVA, V. DA.; KLÜBER, T. E. Formação e docência no ensino superior: uma meta-análise de artigos publicados em revistas brasileiras de educação. Acta Scientiarum. Education., Maringá, v. 34, n. 1, p. 87-97, Jan./June, 2012. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/%20view/14630/pdf. Acesso em: 10 mai. 2015.

VIANA, I. S. Desafios do século XXI às políticas curriculares e formação de professores em Portugal. Currículo, didática e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p53-63

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2086

Total de downloads do artigo: 1546