O ensino de literatura aliado ao Edublog: diálogos possíveis para a sala de aula

Welvis Emanuel Oliveira Machado

ORCID iD Universidade Grendal (Unigrendal), polo Patos (PB) Brasil

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com o intuito de levar ao conhecimento dos professores as formas possíveis de aliar o Edublog – uma tecnologia que vem se destacando em relação ao seu uso nos diversos contextos sociais e em relação à facilidade de acesso e interatividade, por parte de toda e qualquer pessoa que tenha acesso à internet –, com as práticas de ensino da Literatura que ocorrem nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco para a aplicabilidade de tal estudo a turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Por ser uma turma composta, em sua maioria, por adolescentes em fase de desenvolvimento, buscou-se transformar a metodologia de ensino da Literatura, a fim de que esta possa deixar de ser uma disciplina que pouco tem a ver com a realidade de vida de cada estudante e passe a contribuir com seu processo formativo, tendo em vista que a prática didático-pedagógica que ocorre durante as aulas de Literatura pode ser transformada e melhorada a fim de tornar todos os educandos autores do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando-lhes, ainda, os meios necessários para que possam interagir entre si mesmos e consigam desenvolver as habilidades necessárias para aprender a utilizar o Edublog para construir e dar sentido aos seus estudos de forma geral. 

Palavras-chave


Edublog; Literatura; Anos finais do Ensino Fundamental


Texto completo:

Referências


ARAÚJO, M. C. M. U. Potencialidades do uso do blog em educação. 2009. 207 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

BEZERRA, T. T. Blogs educacionais e o desafio de ensinar e aprender na internet: possibilidades de (re) construção do fazer pedagógico. 2008. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

BOEIRA, A. F. A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem. 2011. 177 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011.

MENDES, E. G.; RIOS, G. A. Uso de blogs na educação: Breve panorama da produção científica brasileira na última década. Revista Eletrônica de Educação, v. 08, n. 02, p. 160-174, 2014.

RANCAN, G. Origami e Tecnologia: investigando possibilidades para ensinar geometria no Ensino Fundamental. 2011. 80 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p87-94

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1899

Total de downloads do artigo: 1519