Utilização do GNS- 3 como alternativa práticano estudo de redes MPLS

David Fernandes Magalhães

Brasil

Polycarpo Sousa Neto

Brasil

Edson Silva Almeida

Brasil

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar o GNS3, como ferramenta educacional alternativa a falta de equipamentos, auxiliando no estudo de redes complexas, como as redes MPLS. A capacidade de emulação dos sistemas operacionais presentes nos roteadores Cisco (Cisco IOS), possibilidade de inclusão de maquinas virtuais nos cenários e de dispositivos que simulam equipamentos reais, o tornam uma poderosa ferramenta na simulação de redes e serviços de forma totalmente gratuita. O MPLS é um protocolo baseado em pacotes rotulados, onde cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. Neste trabalho utilizaremos o software GNS3 para simular redes MPLS, mostrando os recursos do software e o aprendizado favorecido pelo seu uso, podendo ser adotado pelos professores das disciplinas de Redes de Computadores, contribuindo para um melhor entendimento dos conteúdos, tal qual é abordado na disciplina de Redes de Computadores 2, do curso de Engenharia de Telecomunicações, assim como na disciplina de Redes de Alta Velocidade do Tecnólogo em Telemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p101-108

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 159