Utilização do GNS-3 como alternativa práticano estudo de redes MPLS

David Fernandes Magalhães

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Brasil

Policarpo Sousa Neto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Brasil

Edson Silva Almeida

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Brasil

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar o GNS-3 (Grafical Network Simulator), como ferramenta educacional alternativa a falta de equipamentos, auxiliando no estudo de redes complexas, como as redes MPLS (MultiProtocol Label Switching).  A capacidade de emulação dos sistemas operacionais presentes nos roteadores Cisco (Cisco IOS), possibilidade de inclusão de Virtual Machine nos cenários e de dispositivos que simulam equipamentos reais, o tornam uma poderosa ferramenta na simulação de redes e serviços de forma totalmente gratuita. O MPLS é um protocolo baseado em pacotes rotulados, onde cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. Neste trabalho, é utilizado o GNS-3 para simular redes MPLS, mostrando os recursos da ferramenta e o aprendizado favorecido pelo seu uso, podendo ser adotado pelos professores das disciplinas de Redes de Computadores, contribuindo para um melhor entendimento dos conteúdos, tal qual é abordado na disciplina de Redes de Computadores 2, do curso de Engenharia de Telecomunicações, assim como na disciplina de Redes de Alta Velocidade do Tecnólogo em Telemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Palavras-chave


GNS3; Redes MPLS; Redes de Computadores


Texto completo:

Referências


AWDUCHE, D.; REKHTER, Y. Multiprotocol lambda switching: combining MPLS traffic engineering control with pptical crossconnets. In: IEEE Communications Magazine, v. 39, n. 3, p. 111-116, 2001.

BRITO, S. H. B. Fundamentos de VRF na virtualização de roteadores. Disponível em: http://migre.me/wouPd. Acesso em: 04 set. 2016.

GIRISH, M. K.; ZHOU, B.; HU, J. Q. Formulation of the traffic engineering problems in MPLS based IP networks. In: Proceedings of the Fifth IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC’00), p. 214-219, 2000.

KNEBEL, E.; BATTISTI, G. Simulando redes complexas com o GNS3. Disponível em: http://migre.me/wouXc. Acesso em: 22 abr. 2016.

KUROSE, J. F. Computer networking: a top-down approach featuring the internet, 6 Ed. Pearson Education India, 2013.

MAIA, N. Engenharia de tráfego em domínio MPLS utilizando técnicas de inteligência computacional. Belo Horizonte, 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, J. M.; LINS, R. D.; MENDONÇA, R.. Redes MPLS: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.

TANENBAUM, A. S. Redes de computadores, Rio de Janeiro: Campus. 2003.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p101-108

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3509

Total de downloads do artigo: 3024