“CHALLENGE LAB” – Um modelo pedagógico em um laboratório multidisciplinar para as engenharias.

Arnaldo Ortiz Clemente

ORCID iD UNICAMP-FEM-DSI - Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Engenharia Mecânica - Departamento de Sistemas Integráveis. Brasil

Faculdade de Engenharia Mecânica - Departamento de Sistemas Integráveis.

João Mauricio Rosario

UNICAMP-FEM-DSI - Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Engenharia Mecânica - Departamento de Sistemas Integráveis. Brasil

Faculdade de Engenharia Mecânica - Departamento de Sistemas Integráveis.

Resumo

Neste artigo é proposto um laboratório, com aplicação de um modelo pedagógico, que utilize como ferramenta “meio” a Robótica, ciência multidisciplinar que possibilita o desenvolvimento prático de habilidades e competências em múltiplos saberes. Os eixos pedagógicos serão: Aprendizado Baseado em Situação Problema; Aprendizado por Mediação e Ensino Hibrido. O objetivo desta proposta é criar um ambiente inovador que leve os Discentes e demais participantes, a desenvolverem soluções para desafios propostos, trabalhando desde o início de sua formação com a aplicação de ferramentas de gestão (processo, produto, projeto, qualidade e inovação), antecipando assim conhecimentos motivadores e motivacionais para seu desenvolvimento individual e coletivo, dando a verdadeira dimensão do papel do Engenheiro e sua atuação na sociedade. Busca-se aqui um processo de aprendizagem para as Engenharias com base na harmonia entre o conceito e a visualização das teorias em práticas prazerosas e desafiadoras, mediadas por ferramentas de gestão de projeto.

Palavras-chave


Robótica, PBL, Ferramentas de Gestão, Ensino Hibrido, Mediação.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p93-100

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 216