“CHALLENGE LAB” – Um modelo pedagógico em um laboratório multidisciplinar para as Engenharias

Arnaldo Ortiz Clemente

ORCID iD Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Brasil

João Mauricio Rosario

ORCID iD Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Brasil

Resumo

Neste artigo é proposto um laboratório, com aplicação de um modelo pedagógico, que utilize como ferramenta “meio” a Robótica, ciência multidisciplinar que possibilita o desenvolvimento prático de habilidades e competências em múltiplos saberes. Os eixos pedagógicos serão: aprendizado baseado em situação problema; aprendizado por mediação; ensino híbrido. O objetivo desta proposta é criar um ambiente inovador que leve os discentes e demais participantes a desenvolverem soluções para desafios propostos, trabalhando desde o início de sua formação com a aplicação de ferramentas de gestão (processo, produto, projeto, qualidade e inovação), antecipando assim, conhecimentos motivadores e motivacionais para seu desenvolvimento individual e coletivo, dando a verdadeira dimensão do papel do Engenheiro e sua atuação na sociedade. Busca-se aqui, um processo de aprendizagem para as Engenharias com base na harmonia entre o conceito e a visualização das teorias em práticas prazerosas e desafiadoras, mediadas por ferramentas de gestão de projeto.

Palavras-chave


Robótica; PBL; Ferramentas de Gestão; Ensino Hibrido; Mediação


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p93-100

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