Importância do estudo da sustentabilidade nos cursos de graduação e pósgraduação de Engenharia Civil: estudo de caso em IES de Pernambuco

Deborah Grasielly Cipriano da Silva

Universidade de Pernambuco Brasil

Juan Deyvson José Camilo da Silva

Universidade de Pernambuco Brasil

Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani

Universidade de Pernambuco Brasil

Resumo

Tendo em vista a importância da sustentabilidade, bastante discutida na atualidade, o presente artigo tem por objetivo analisar a formação dos engenheiros civis de uma Instituição de Ensino Superior - IES de Pernambuco e observar se os conceitos e aplicações das três principais dimensões da sustentabilidade – ambiental, social e econômica – são abordadas em sala de aula, em aplicações práticas e na gestão da própria IES. A IES escolhida para o estudo foi recentemente nomeada como a sexta melhor do nordeste no curso de Engenharia Civil, de acordo com pesquisa da Folha de São Paulo. Para o estudo analisou-se a grade curricular dos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia Civil sendo elaborados e aplicados questionários específicos, para os professores e os alunos com questões voltadas ao ensino, aprendizagem e prática de conceitos sustentáveis. Após a aplicação dos questionários, as respostas foram compiladas e analisadas de forma a verificar a aplicação dos conceitos de sustentabilidade na formação dos engenheiros, bem como mensurar a importância das dimensões ambiental, econômica e social sob a ótica dos docentes e discentes da IES. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos e professores valorizam e afirmam conhecer os conceitos relacionados a aplicação da sustentabilidade na Engenharia Civil, porém nem todos conseguem distinguir as ações da dimensão social aplicada a projetos de construção havendo uma maior valorização das dimensões ambiental e econômica da sustentabilidade.

Palavras-chave


Engenharia Civil; Sustentabilidade; Percepção de alunos e professores; Ensino


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p150-156

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 255