Fatores da evasão discente no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba

Bruno Andrade de Freitas

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Érika Carla Alves Canuto da Costa

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Cláudio Pereira da Costa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Neste trabalho são apresentados os fatores da evasão discente no curso de Engenharia Civil (EC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A motivação deste estudo ocorreu pelo fato do curso fazer parte de uma política de expansão do ensino superior ao extremo norte do estado da Paraíba, no segundo semestre de 2010. Os dados coletados foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa aplicada aos 178 discentes matriculados do segundo ao nono período. Os resultados apontam que 44,93% dos que ingressaram no curso entre os anos de 2010 a 2015 evadiram, sendo que sua maioria ocorre nos primeiros quatro semestres do curso. Por fim, na opinião dos entrevistados, cabe aos gestores do curso dar ênfase na melhoria da infraestrutura, promover qualificação docente e atualizar o fluxograma das disciplinas para um caráter mais prático.

Palavras-chave


Evasão; Engenharia Civil; Educação Superior.


Texto completo:

Referências


AMARAL, L. M. B., Causas da evasão discente no curso de filosofia de uma instituição pública de ensino superior. Monografia de especialização em Gestão Universitária, Programa de Pós Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

BRASIL. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: SESU/MEC, 1997.

CAPELAS, M. Análise de evasão de discentes em cursos de Engenharia de Produção. Tese de Doutorado, Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista - UNIP. São Paulo, 2014.

CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. A falta de engenheiros. Disponível em: http://migre.me/wf8wr. Acesso em: 13 maio 2015.

FURTADO, V. V. A.; ALVES, T. W. Fatores determinantes da evasão universitária: uma análise com alunos. Revista Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. v. 10, n. 2, p. 115-129, jul/dez, 2012.

GAIOSO, N. P. L. Evasão discente na educação superior? A perspectiva dos dirigentes e dos alunos. 2005. pp. 99. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação “Stricto Sensu” em Educação, Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2005.

GUNTHER, H. Como elaborar um questionário. Série: Planejamento de pesquisas nas ciências sociais. Nº. 01. Brasília, DF: UNB, laboratório de Psicologia Ambiental, 2003.

INEP/MEC. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior 2013 - Resumo Técnico. Brasília: INEP/MEC, 2013. Disponível em: http://migre.me/wm3bh. Acesso: março de 2017.

OLIVEIRA, V. F. et al. Um estudo sobre a expansão em engenharia no Brasil. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v. 32, n. 2, p. 37-56, 2013.

PINHEIRO, I. P. OLIVEIRA, N. H. Evasão nos cursos de engenharia do CEFET-MG e mobilidade entre as instituições de ensino superior. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, XLII, 2014, Juiz de Fora. Anais. Minas Gerais, 2014.

REIS, V. W.; CUNHA, P. J. M.; SPRITZER, I. M. P. A. Evasão no ensino superior de Engenharia no Brasil: Um estudo de caso no CEFET/RJ. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 9 ª ed. Belém. Anais. Belém, 2012.

SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no Ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez, 2007.

STOFFEL, W. P. ZIZA, C. R. Evasão escolar em curso superiores: Estudo comparativo entre os pedidos de trancamento e o aproveitamento escolar. In: Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Comunicação. 9ª ed. Resende. Anais. Resende, 2014.

UEPB. Projeto Político Pedagógico do curso de Engenharia Civil. Araruna: 2010.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p69-76

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 4510

Total de downloads do artigo: 4199