Fatores da evasão discente no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba

Bruno Andrade Freitas

Brasil

Érika Carla Canuto Alves

Brasil

Cláudio Pereira Costa

Brasil

Resumo

Neste trabalho são apresentados os fatores da evasão discente no curso de Engenharia Civil (EC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A motivação deste estudo ocorreu pelo fato do curso fazer parte de uma política de expansão do ensino superior ao extremo norte do estado da Paraíba, no segundo semestre de 2010. Os dados coletados foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa aplicada aos 178 discentes matriculados do segundo ao nono período. Os resultados apontam que 44,93% dos que ingressaram no curso entre os anos de 2010 a 2015 evadiram, sendo que sua maioria ocorre nos primeiros quatro semestres do curso. Por fim, na opinião dos entrevistados, cabe aos gestores do curso dar ênfase na melhoria da infraestrutura, promover qualificação docente e atualizar o fluxograma das disciplinas para um caráter mais prático.

Palavras-chave


Evasão; Engenharia Civil; Educação Superior.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p69-76

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 493