Desenvolvimento de um modelo reduzido didático qualitativo e quantitativo de viga hiperestática

Gilberto Carbonari

Universidade Estadual de Londrina Brasil

André Campos de Moura

Universidade Estadual de Londrina

Carlos Eduardo Amaral Nicacio

Universidade Estadual de Londrina

Danilo Takeshi Sagae

Universidade Estadual de Londrina

Leonardo Takeo Ogassawara

Universidade Estadual de Londrina

Naoto Fujii

Universidade Estadual de Londrina

Rafael Reina de Souza

Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O uso de modelos reduzidos didáticos qualitativos e quantitativos pode auxiliar no ensino de cursos de Engenharia. Tendo isto em vista se desenvolveu um modelo de viga hiperestática de um vão, engastada-apoiada, que permite comparar os deslocamentos e a reação do apoio rotulado obtidos teoricamente em sala de aula com os medidos no modelo, o que é de grande ajuda no ensino de Resistência dos Materiais e Análise de Estruturas. Na extremidade rotulada consta uma mini-balança que permite registrar a reação de apoio para cada situação de carregamento. As agulhas fixadas ao longo da viga permitem medir os deslocamentos verticais em várias posições da viga, por meio de um papel milimetrado fixado próximo a viga. Obteve-se uma boa relação entre os deslocamentos e as reações calculados com os medidos no modelo, demonstrando sua eficiência para ilustrar os métodos e conceitos no ensino da engenharia.

Palavras-chave


Modelo reduzido; Qualitativo e quantitativo; Viga hiperestática; Ensino de engenharia


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p55-61

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 173