Proposta de um curso semipresencial de robótica educacional utilizando a plataforma Arduino

Lygia Matos Aquino

ORCID iD Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Brasil

Matheus Pires de Farias

Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Brasil

Italo de Vasconcelos Crispim

Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Brasil

Vandilberto Pereira Pinto

Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Brasil

Rômulo Nunes de Carvalho Almeida

Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Brasil

Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Centro de Educação à Distância - Sobral Brasil

Resumo

A robótica está cada vez mais presente em nosso cotidiano, nas mais diversas áreas (medicina, indústria, entre outras). Esse fato leva a necessidade de disseminar o conhecimento nessa área, de forma, a incentivar novos estudos a fim de solucionar problemas cotidianos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas utilizando a robótica. O público-alvo desse trabalho são professores e alunos do ensino fundamental e médio. A ideia central é utilizar a plataforma Arduino em um curso semipresencial de robótica orientado por um facilitador. Inicialmente, esse curso será ofertado a professores com o objetivo de formar futuros multiplicadores de conhecimentos e posteriormente o curso será ofertado com ajuda dos professores tutores que receberam o treinamento previamente

Palavras-chave


robótica; arduino; ensino; curso; semipresencial.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p48-54

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