Metodologia ativa na engenharia: verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo

Thales Martins Ponciano

Brasil

Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA/UFOP

Frederico César de Vasconcelos Gomes

Brasil

Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA/UFOP

Isabela Carvalho de Morais

Brasil

Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA/UFOP

Resumo

Este artigo verifica a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na disciplina de Sistemas de Desenvolvimento de Produto do curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública brasileira. Por meio da caracterização da metodologia foi possível observar a aplicabilidade dessa ferramenta em um curso de Engenharia que envolve diversas áreas do conhecimento e concilia atividades teóricas e práticas. De modo geral, as metodologias ativas, como a ABP, podem estimular os alunos a desenvolverem habilidades, como organização, liderança e pensamento crítico, que ultrapassam o conteúdo programático das disciplinas. Sendo assim, foi proposto um modelo passo a passo para a aplicação da ABP.

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problema; Metodologia Ativa; Ensino em Engenharia


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p32-39

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 167