Cursos de engenharia civil, mecânica e de produção: comparação dos valores de CPC obtidos nos ENADES de 2008, 2011 e 2014

Marcos José Tozzi

Tozzi Engenharia e Consultoria Ltda. Brasil

Adriana Regina Tozzi

Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil Brasil

Resumo

Os dados aqui apresentados representam os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e se referem aos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção. Salienta-se que os resultados do CPC foram obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizados em 2008, 2011 e 2014, que se encontram disponíveis no PORTAL INEP (2016). Este artigo apresenta uma comparação dos resultados obtidos nas distribuições do CPC nos dois exames. Conforme apresentado por Tozzi e Tozzi (2013), melhores resultados foram obtidos em 2011, principalmente pelos cursos de Engenharia Civil e Mecânica. Já em 2014, os melhores resultados foram dos cursos de Engenharia Civil e de Produção. Entretanto, sugere-se uma melhor análise do cálculo do CPC, visto que os resultados obtidos distorcem, em muito, os resultados que são obtidos unicamente pelo exame realizado pelos estudantes. Outra sugestão refere-se à divulgação não mais dos resultados isolados do CPC, mas acompanhados dos respectivos valores do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito do Curso (CC). O conhecimento dessa divulgação conjunta deve refletir melhor o significado do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Palavras-chave


Engenharias, ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC).


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p24-31

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 148