Conceito preliminar de curso (CPC) x conceito do curso (CC): há coerência desses valores nos cursos de engenharia?

Marcos José Tozzi

Tozzi Engenharia e Consultoria Ltda Brasil

Adriana Regina Tozzi

Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil Brasil

Resumo

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. A avaliação dos cursos é realizada por especialistas que fazem parte do banco de avaliadores do Inep. Por meio do preenchimento do instrumento de avaliação e de visita in loco, esse processo de avaliação conduz a um resultado, que varia de 1 a 5, denominado de Conceito do Curso (CC). O desempenho dos estudantes é verificado por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que dá origem a um conceito, também variando de 1 a 5, denominado de Conceito Preliminar de Curso (CPC). Como os dois conceitos referem-se ao curso, indaga-se se os resultados obtidos para um mesmo curso são ou não coerentes. Com base nos dados obtidos no PORTAL E-MEC (http://emec.mec.gov.br), uma comparação entre esses conceitos foi feita para os cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção. Este artigo apresenta os resultados obtidos e as principais conclusões que podem ser tiradas dessa comparação. Aparentemente, pela grande diferença entre os dois conceitos para um mesmo curso, parece haver uma necessidade urgente de se revisar as metodologias de atribuição dos valores do CPC e do CC.

Palavras-chave


ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito do Curso (CC).


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p18-23

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