Uso de modelo didático reduzido para ensino da sondagem de simples reconhecimento do solo com SPT

Felipe William de Souza Santos

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Brasil

Graduando do curso de Engenharia Civil

Rodrigo Cunha Santos

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Brasil

Graduando do curso de Engenharia Civil

Rebeca de Abreu Abreu

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Brasil

Graduando do curso de Engenharia Civil

Stephanny C. F. do Egito Costa

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Brasil

Docento do curso de Engenharia Civil no Departamento de Ciências e Tecnologia - DCET

Resumo

A teoria e a prática são métodos de aprendizagem que devem caminhar juntas, independentemente da qualificação que se busque. No entanto, a realidade de algumas universidades brasileiras, em fase de implementação de cursos, não proporciona aos discentes a carga horária prática necessária, devido ao processo burocrático para aquisição de equipamentos. Visto a importância do conhecimento acerca do ensaio Standard Penetration Test (SPT) para formação de um Engenheiro Civil, foi proposto na disciplina Fundações e Obras de Terra, do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a elaboração de um modelo didático reduzido da aparelhagem utilizada nesse ensaio, normalizado pela NBR 6484:2001 – Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre os equipamentos e metodologias empregadas, estimular a autonomia dos discentes em buscar soluções e viabilizar a aproximação do discente com o âmbito prático. Após a elaboração do modelo, realizou-se o ensaio de sondagem nas proximidades do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC, e a partir da amostra obtida, pôde-se concluir com testes táctil visuais que o solo apresenta comportamento predominantemente argiloso, com coloração marrom escuro.

Palavras-chave


Modelo didático reduzido; SPT; Fundações e obras de terra


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p11-17

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 200