Uso de modelo didático reduzido para ensino da sondagem de simples reconhecimento do solo com SPT

Felipe William de Souza Santos

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Brasil

Rodrigo Cunha Santos

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Brasil

Rebeca de Abreu Abreu

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Brasil

Stephanny Conceição Farias do Egito Costa

ORCID iD Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Brasil

Resumo

A teoria e a prática são métodos de aprendizagem que devem caminhar juntas, independentemente da qualificação que se busque. No entanto, a realidade de algumas universidades brasileiras, em fase de implementação de cursos, não proporciona aos discentes a carga horária prática necessária, devido ao processo burocrático para aquisição de equipamentos. Visto a importância do conhecimento acerca do ensaio Standard Penetration Test (SPT) para formação de um Engenheiro Civil, foi proposto na disciplina Fundações e Obras de Terra, do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a elaboração de um modelo didático reduzido da aparelhagem utilizada nesse ensaio, normalizado pela NBR 6484:2001 – Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre os equipamentos e metodologias empregadas, estimular a autonomia dos discentes em buscar soluções e viabilizar a aproximação do discente com o âmbito prático. Após a elaboração do modelo, realizou-se o ensaio de sondagem nas proximidades do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC, e a partir da amostra obtida, pôde-se concluir com testes táctil visuais que o solo apresenta comportamento predominantemente argiloso, com coloração marrom escuro.

Palavras-chave


Modelo didático reduzido; SPT; Fundações e obras de terra


Texto completo:

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6484: Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio. Rio de Janeiro, 2001.

NAKAO, O. S.; GUARITA FILHO, J. A. A.; MONTEIRO, C. O. Os modelos físicos e o laboratório didático de resistência dos materiais. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (Cobenge 2003), Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: IME, 2003.

NEVES, L. F. S.; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Metodologia para a determinação da eficiência do ensaio SPT através de prova de carga estática sobre o amostrador padrão, 2004. 111p, il. Dissertação (Mestrado).

POMMER, W. M. A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. Disponível em: http://goo.gl/uuq4J6. Acesso em: 28 mai. 2016.

TEIXEIRA, P. J. M; PASSOS, C. C. M. Um pouco da teoria das situações didáticas (TSD) de Guy Brousseau. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 21, n. 39, p. 155-168, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p11-17

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2986

Total de downloads do artigo: 2720