Conceito de qualidade de vida no trabalho na diversidade dos campi do IFRN

Maria Josely de Figueiredo Gomes

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Fernando Henrique da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Valéria Regina Carvalho de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Augusto André Santos de Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Roberta Keile Gomes de Sousa Manso

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Resumo

Esse trabalho é um recorte de um estudo maior e tem como objetivo: analisar o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), no IFRN e nos campi da grande Natal, em comparação com os campi que apresentam resultados de tendência contrária, nas dimensões mais expressivas: condições de trabalho, bem-estar e elo trabalho e vida social. A pesquisa é descritiva de natureza qualitativa e teve como instrumento o questionário aberto. A amostra observada foi de 774 participantes. A condição de trabalho foi o fator mais expressivo em quase todas as macrorregiões analisadas, com exceção dos campi novos, que tiveram o bem-estar como fator principal. Com relação ao fator condição de trabalho, o Campus Natal Central e Campus Cidade Alta mostram tendência contrária, apresentando dimensões como: segurança e infraestrutura nas primeiras colocações. No fator bem-estar, destacam-se, na contramão da tendência central, as dimensões: atividade física e alimentação nos Campi: EAD, Zona Norte, Parnamirim e na Reitoria. Quanto ao elo entre trabalho e vida social, destacamos, contrariando a tendência central, as dimensões motivação e equilíbrio trabalho vida social, nos campi EAD, Parnamirim, Zona Norte e Cidade alta. Apesar da importância do macro diagnóstico, é de grande relevância analisar os dados de cada campus, para garantir a fidedignidade das particularidades dos campi no diagnóstico do conceito de QVT no IFRN.

Palavras-chave


Qualidade de Vida no Trabalho; IFRN; Condições de trabalho; Bem-estar


Texto completo:

Referências


ARAUJO, G. M. de. Sistema de Gestão de Segurança OHSAS 18.001. 2. ed. Rio de Janeiro: GVC, 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Portugal: Edições 70, 2010.

CABRAL JUNIOR, U. B. O ambiente de trabalho de profissionais da educação. In: Cabral Junior; Carvalho, H.; Sobrinho, F.; Barreto, M.; Levy, G.; Nasser, T.; Provenzano, L. (Org.). Qualidade de vida no ambiente de trabalho de profissionais de educação. Rio de Janeiro: Faperj, 2013.

FERREIRA, M. C. Qualidade de vida no trabalho: uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília: Edições ler, pensar e agir, 2011.

FERREIRA, M. C. A Ergonomia da Atividade se Interessa pela Qualidade de Vida no Trabalho? Reflexões Empíricas e Teóricas. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho,v. 11, 83-99, 2008.

FERREIRA, M. C. Inventário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT): instrumento para diagnóstico e planejamento. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE QVT, 11., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2009.

FERREIRA, M. C. et al. (Org.). Qualidade de vida no trabalho: questões fundamentais e perspectivas de análises e intervenção. Brasília: Paralelo 15, 2013.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 30. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFRN. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/ifrn/servidores/saude-do-servidor/lateral/promocao-a-saude-e-qualidade-de-vida -no-trabalho/programa-de-promocao-a-saude-e-qualidade-de-vida-no-trabalho-do-ifrn. Acesso em: 10 dez. 2016.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Portal Institucional. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/. Acesso em: 10 dez. 2016.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução n° 16/2014 – Conselho Superior –CONSUP. Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/ifrn/servidores/saude-do-servidor/lateral/promocao-a-saude-e-qualidade-de-vida-no-trabalho/politica-de-promocao-da-saude-e-qualidade-de-vida-no-trabalho-do-ifrn. Acesso em: 10 dez. 2016.

NEWSTROM, J. W. Comportamento Organizacional: o comportamento humano no trabalho. São Paulo: McGraw Hill, 2008.

OLIVEIRA, R. C. Qualidade de Vida no Trabalho Fatores de bem-estar e mal-estar no trabalho em uma autarquia federal. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Brasília, 2014.

PRESOTO, L. H. Promoção da saúde e qualidade de vida do trabalhador em hospitais estaduais da cidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Saúde Pública)–Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, 2008.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p120-128

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2581

Total de downloads do artigo: 2243