Sistema para pré-ajustagem de ferramentas, utilizando processamento de imagens, aplicado a um centro de usinagem CNC

Rafael Franklin Alves Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

João Bosco de Aquino Silva

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba - UFPB Brasil

Laurivan da Silva Diniz

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Luiz Henrique Melo Silva Nóbrega

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Verílton Nunes da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A utilização de máquinas-ferramenta CNC é amplamente difundida entre as empresas de usinagem, pois proporcionam uma elevada capacidade produtiva e, adicionalmente, atendem aos níveis de exatidão e precisão requeridos pelos clientes. Embora a tecnologia CNC ofereça uma elevada produtividade, alguns fatores influenciam de forma negativa nesta característica, como o tempo de setup destas máquinas. Entre os esforços dedicados a reduzir o tempo improdutivo durante a preparação da máquina, destaca-se o desenvolvimento de sistemas de pré-ajustagem das ferramentas, proporcionando uma redução no tempo improdutivo. Neste contexto, este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema para medição das ferramentas utilizadas em um centro de usinagem CNC. Utilizando técnicas de processamento de imagens, o sistema mencionado tem como objetivo medir o comprimento das ferramentas que estão alojadas no magazine da máquina. Os resultados obtidos demonstram as vantagens da utilização do sistema proposto que, quando comparado com a pré-ajustagem manual, proporcionou uma redução de 68% no tempo de pré-ajustagem de 5 ferramentas.

Palavras-chave


Preset de ferramentas; Setup de máquinas CNC; Processamento digital de imagens


Texto completo:

Referências


ALBERTAZZI, A.; SOUSA, A. Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial.; 1º Ed. Editora Manole. 1º Edição, 2008.

CORRER, I. Projeto e construção de um sistema de préajustagempré-ajustagem de ferramentas interno a laser para uso em máquinas-ferramenta CNC. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Metodista de Piracicaba, Santa Bárbara d’OesteOeste, . 2006.

COSTA, F. S.S. , Estudo dos Ganhos de Produtividade e de Qualidade em Máquinas CNC com o uso de Sistemas Toolsetter Laser. Dissertação (de Mestrado em Engenharia de Produção) –da Universidade Nove de JulhoJulho, – UNINOVE, São Paulo, 2014.

FORTUNATO, F. A. P. S. Medição do desgaste de brocas helicoidais de aço rápido por meio do uso de um dispositivo a laser. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Diretoria de Ciências Exatas, Universidade Nove de Julho, São Paulo.

KOIKE, R.;, KAKINUMA, Y.;, AOYAMA, T., Drill fracture detection by integrating disturbance observer and rotational digital filter. CIRP Journal of Manufacturing Science and Technology, 2014.

SIMON, A. T. Condições de utilização da tecnologia CNC: Um estudo para máquinas-ferramenta de usinagem na indústria brasileira. Dissertação (de Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

SMID, P. CNC Programming Handbook. 2º ed. New York: Industrial Press Inc, 2003.

SMITH, G. T. Cutting tool technology – Industrial handbook. London: Springer-Verlag, 2008.

SORTINO, M.;, BELFIO, S.;, MOTYL, B. Motyl, G. Totis Compensation of geometrical errors of CAM/CNC machined parts by means of 3D workpiece model adaptation. Computer-Aided Design, volume 48, p. 28–38, 2014.

VIEIRA JR. et al., M.; SIMON, A.T.; CORRER, I.; MARTINS, R.O. SANTOS, T.A.F. Análise dos tempos de pré-ajustagem de ferramentas de corte via internet. In: 4º COBEF, CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Estância de São Pedro, 2007.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n36p141-156

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3013

Total de downloads do artigo: 7148