Indisciplina no contexto escolar e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem

Gerilany Bandeira Costa

Ícaro Arcênio de Alencar Rodrigues

Gerlane Barbosa Silva

Lidyanne Santos Falcão Silva

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por meio do Projeto de Extensão intitulado Indisciplina no Contexto Escolar e sua Relação com o Processo de Ensino-Aprendizagem que foi realizado no período de seis meses com alunos dos sextos anos de Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Antônio Oliveira e com os alunos dos primeiros anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB – Campus Campina Grande. Teve como foco trabalhar a indisciplina no contexto escolar e sua relação com o processo de aprendizagem realizado por meio de oficinas que abordaram esta temática com um viés preventivo que propiciaram momentos de reflexão por parte dos alunos, pais e professores acerca dos motivos que facilitam comportamentos de indisciplina na sala de aula, bem como as consequências desta com relação ao processo ensino-aprendizagem. Percebemos então que este trabalho foi bem aceito pelos alunos, pais e professores que desde o início mostraram-se entusiasmados com a temática trabalhada e foi perceptível por parte dos envolvidos a compreensão da relação entre indisciplina e suas consequências no processo ensino- aprendizagem.

Palavras-chave


Indisciplina. Ensino. Comportamento


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p29-39

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3049

Total de downloads do artigo: 2664