Assistência técnica continuada na agricultura familiar de Serraria/PB

Gustavo José Barbosa

Resumo

O trabalho desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER-PB) no município de Serraria (PB) ganhou novo impulso em 2010 com a execução do contrato de Assistência Técnica Continuada oriunda de uma Chamada Pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo deste artigo é relatar a experiência do trabalho realizado no município de Serraria (PB) pela EMATER-PB junto a 180 UFP´s. O serviço foi desenvolvido nas comunidades rurais tradicionais de Serraria (PB) entre 2010 e 2013 tendo como metodologia de atendimento atividades individuais e coletivas. Neste período o trabalho junto aos camponeses seguiu uma programação com quatro etapas: diagnóstico da Unidade Familiar de Produção (UFP), discussão sobre organizações sociais, transição agroecológica e acesso da agricultura familiar ao mercado. Houve considerável avanço na emissão de Declarações de Aptidão ao PRONAF (DAP), num trabalho de assistência sistemático junto as UFP´s, inserção dos camponeses no mercado institucional através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e na Feira da Agricultura Familiar do município. Vale ressaltar a participação dos agricultores no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) que oportunizou a ampliação da renda das famílias através de fomento empregado em atividades produtivas.

Palavras-chave


Extensão rural, Campesinato, Agropecuária


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p03-08

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1762

Total de downloads do artigo: 1143