O Pré-Vestibular Solidário (PVS) na perspectiva dos alunos-ouvintes

Enilma Pinheiro Santos

Caroline Zabendzala Linheira

Resumo

RESUMO A sociedade brasileira está em constante construção. O vestibular e o ENEM contribuem em alguns aspectos para verificar o desempenho dos estudantes e para o ingresso em um curso superior. A presente pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, procura estudar as contribuições do Projeto Pré-Vestibular Solidário (PVS) para os seus alunos-ouvintes. O PVS é um projeto que busca ajudar os alunos que desejam ingressar no ensino superior através de aulas gratuitas ministradas por licenciados do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário a um grupo de ex-alunos do PVS/CES que agora são universitários. A partir dos resultados dessa pesquisa, pode-se concluir que o PVS/CES contribui para a vida dos seus participantes, pela aquisição de conhecimentos escolares e sociais. Foram citadas contribuições como a motivação necessária para o retorno ao sistema educacional e a socialização. Desse modo, a equipe acredita que o PVS/CES trouxe oportunidades para os seus alunos e mostrou-se uma ferramenta social importante na formação educacional e cidadã dos indivíduos

Palavras-chave


Expansão universitária. Projeto de extensão. Ensino superior.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p60-68

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2456

Total de downloads do artigo: 2530