Formação em educação continuada: uma proposta de melhoria na implantação do PROEJA FIC no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo

Edilson Ramos Machado

Resumo

O artigo apresenta uma experiência vivenciada com um conjunto de professores, parceiros entre o IFPB – Campus Cabedelo e a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo, através do programa PROEJA FIC nos anos de 2009, 2010 e 2011. Considerando o panorama da precariedade do processo de formação de professores, é possível vislumbrar a necessidade de uma formação em serviço. Nesse sentido, entendemos a formação continuada como uma saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Formar (ou reformar) o formador para a modernidade através de uma formação continuada proporcionará, ao mesmo, independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades. Consequentemente, tal ação possibilitará a este professor tornar-se o sujeito-autor do seu processo de formação continuada, a tornar-se um profissional da educação, possibilitando que os resultados oriundos dessa formação dêem continuidade na implementação das ações e projetos interdisciplinares na sala de aula dos alunos do PROEJA FIC.

Palavras chaves: Formação em educação continuada. Formação de professores.

PROEJA FIC.

Palavras-chave


Formação em educação continuada. Formação de professores. PROEJA FIC.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p41-50

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1989

Total de downloads do artigo: 1880