Uma saúde e posse responsável de animais: disseminação destes conceitos em escolas estaduais de distritos do Município de Sousa-PB

Jéssica Monique dos Santos Lima

Beatriz Dantas Fernandes

Serginara David Rodrigues

Wennia Mota Galdino

Daniel Cézar da Silva

Resumo

A presença de significativo contingente de animais errantes é um problema notável em vários lugares, em especial nos bairros periféricos.  O elevado número de animais nas ruas facilita a disseminação de doenças zoonóticas na população, que na maior parte das vezes, provêm da falta de informação. Desta forma, foi realizada atividades/campanhas de conscientização acerca dos temas Uma saúde e Posse responsável de animais em populações de 457 estudantes de escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio do Distrito de São Gonçalo e Núcleos Habitacionais I, II e III. As palestras foram ministradas através de metodologias ativas do ensino e aprendizagem, consistindo em exposição demonstrativa e provocativa, dramatização, problematização, tempestade de ideias. Os recursos utilizados para ministração das palestras foram audiovisuais tais como data show, literatura de cordel, paródia e cartilhas educativas ilustradas. As atividades relativas às palestras foram realizadas em período de cinco meses (junho a novembro de 2015) com visitas semanais nas escolas. Ao final do projeto foi possível confirmar que os alunos obtiveram ganho de conhecimento sobre os assuntos ministrados, o qual foi avaliado através da aplicação de questionários para avaliação de ganho de conhecimento.

Palavras-chave


Animais errantes. Bem-estar animal. Ganho de conhecimento. Zoonoses.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p81-94

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1954

Total de downloads do artigo: 1231