Edificando uma consciência ambiental na ONG O resgate, no Município de Campina Grande - PB

Mellyne Palmeira Medeiros

Williams Idelfonso Guimarães

Anne Gabriele Arcanjo da Silva

Amanda Martins Almeida

Pedro Augusto Oliveira Barbosa

David Eduardo Pereira

Resumo

O núcleo de extensão EDIFICAR, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Campina Grande, formado por discentes e docentes do curso técnico em mineração e do curso tecnólogo em construção de edifícios, firmou parceria com a ONG “O Resgate”, localizada no município de Campina Grande - PB, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos e alcoólicos, visando à formação de uma identidade sustentável em indivíduos que estão passando por processo de reabilitação na sociedade. A partir disso e observando o contexto ambiental em que vivemos, verificou-se que a conscientização ambiental pode ser uma ferramenta importante para a preservação do meio ambiente, tendo em vista que este é utilizado pelo ser humano de forma não consciente, acarretando, assim, na sua degradação. Com o objetivo de promover a conscientização ambiental assim como fornecer uma terapia ocupacional no processo de reabilitação dos internos, foram utilizadas atividades teóricas e práticas sobre coleta seletiva, compostagem, educação ambiental, criação de horta vertical e aproveitamento de água da chuva. Portanto, promoveu a conscientização ambiental a partir da aprendizagem do sentido das coisas conforme a vida cotidiana.

Palavras-chave


Meio ambiente. Conscientização. Sustentabilidade. Educação.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p40-47

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2014

Total de downloads do artigo: 1052