Inclusão digital de pessoas com deficiência visual

Ligiane Gomes Marinho Salvino

Nara da Nóbrega Rodrigues

Ericko Sousa e Silva

Daniele dos Santos Silva

João Batista da Silva Lócio Filho

Resumo

Este trabalho descreve um relato de experiência no contexto de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Patos. O projeto denominado Visão Falada se refere à inclusão digital de pessoas com deficiência visual, usuários do Centro de Atendimento Educacional Especializado Irmã Benigna, localizado na cidade de Patos. O trabalho está em execução desde 2013 e objetiva a independência virtual do grupo atendido. A partir da tecnologia assistiva Dosvox, o aluno é capacitado a usar o computador sem ajuda. Nesses três anos, 20 pessoas com idades entre 12 e 70 anos foram treinadas, algumas se destacando pelo alto grau de interesse e motivação diante das atividades propostas, o que as conduziu a avanços significativos, haja vista que o papel ativo do aluno, estimulado por meio de uma postura acolhedora dos extensionistas facilitadores, constituiu um aspecto essencial para o sucesso no processo de aprendizagem. Como resultado, grifamos uma maior autonomia desses sujeitos no que diz respeito ao uso do computador e, assim, inúmeras possibilidades e facilidades no cotidiano, com reflexos positivos a nível psicológico e social.C

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p33-40

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1987

Total de downloads do artigo: 1199