Música sem fronteiras

Draylton Siqueira Silva

Resumo

O Grupo de Sax do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) foi criado em setembro de 2007, a partir das aulas de artes ministradas pelo professor Draylton Siqueira Silva, em uma turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica. O ensino musical no Brasil, ainda se encontra deficiente quanto a sua disponibilidade ao público. As instituições de ensino musical gratuitas existentes não atendem a demanda da procura por seus cursos, tendo que, na maioria das vezes, fazer algum tipo de seleção, subtraindo a oportunidade de estudar música de muitas pessoas. Nos últimos anos, houve disciplinas de educação artística subtraídas dos currículos do ensino público regular de nosso país (NASCIMENTO, 2006). Dentro desse contexto vem a idéia de aproximar a música instrumental, do jovem e do público em geral, despertando o gosto pela música instrumental, por meio de apresentações musicais didáticas. As atividades foram desenvolvidas a partir de pesquisa bibliográfica, elaboração de materiais didáticos, tais como apresentação em PowerPoint, vídeo sobre o grupo; ensaios semanais e apresentações musicais, entre elas, Escola Municipal Celso Furtado 2015; Escola Municipal João Gadelha de Oliveira Filho em 2015.

Palavras-chave


Música Instrumental, Saxofone e Educação.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p3-12

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2456

Total de downloads do artigo: 1575