Importância do médico veterinário na saúde pública: ações informativas em feiras públicas da Cidade de Sousa e Cajazeiras – Paraíba

Edla Iris de Sousa Costa

Roseane Araújo Portela

Francisco Alipio Sousa Segundo

Morgana Alves Cavalcante

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento de ações informativas nas cidades de Sousa e Cajazeiras, localizadas no alto sertão paraibano, através do uso de panfletos, comunicação interpessoal, comunicação em massa e anúncios em rádios, que fornecessem dicas sobre como comprar e vender produtos cárneos de qualidade Após as ações informativas, realizou-se a aplicação de um questionário com os consumidores para que respondessem sobre os aspectos mais importantes no momento da compra. Em ordem decrescente de preferência, obtivemos como resposta: coloração, cheiro, consistência, limpeza da banca, preço e limpeza do vendedor. Quando questionados sobre se tiveram acesso a informações prévias sobre o tema, 45% responderam que sim; destes, 60% as ouviram na rádio local, 22% tiveram acesso às informações através de panfletos e 18% através de comunicação interpessoal. Quando questionados sobre se sabiam da existência do curso de medicina veterinária no Campus Sousa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), 43% responderam que sim; destes, 72% souberam através de comunicação interpessoal, 26% pela rádio local e 2% por panfletos. Conclui-se que os consumidores estão atentos na hora da compra e estão abertos a receber informações. Mesmo com os percentuais satisfatórios apresentados, ações dessa magnitude devem ser constantes para que a tríade formada pelo curso de medicina veterinária, pelos estudantes e pela sociedade consumidora e vendedora de carnes possa se beneficiar a cada ação.

Palavras-chave


Consumidor de Carnes. Vendedor de Carnes. Produtos Alimentícios.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p127-133