Ideias sustentáveis: práticas de educação ambiental em Laranjal do Jari – Amapá

Vinícius Batista Campos

Karoline Fernandes Siqueira

Kelmira Ferreira Santos

Resumo

A Educação Ambiental tem a tarefa de disseminar valores e motivações que conduzam a padrões de comportamento de preservação e melhoria do meio ambiente, mesmo quando a localidade é considerada preservada. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo divulgar as práticas de educação ambiental formais e informais, com ênfase em resíduos sólidos, realizadas no município de Laranjal do Jari, Amapá. Foram elaboradas palestras e oficinas para disseminação de informações no Instituto Federal do Amapá, em escolas municipais e em projetos sociais, além de exposição dos materiais produzidos em eventos locais, regionais e nacionais. Ainda que o município de Laranjal do Jari seja assistido por legislações ambientais locais, a implantação de programas de educação ambiental nas mais diferentes formas e modalidades de ensino trará resultados promissores para todos os segmentos da sociedade. As práticas de educação ambiental nas séries iniciais contribuem, tanto a curto quanto a longo prazo, para a formação de cidadãos com compromisso ambiental.

Palavras-chave


Resíduos Sólidos. Educação Ambiental Formal e Informal. Sustentabilidade.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p107-119

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1321

Total de downloads do artigo: 1228