Diversidade vegetal utilizada na arborização urbana do centro da Cidade de Princesa Isabel-PB

Érica Diniz Abrantes Gonçalves

Mikaely Belo Santos

Solaneide Viturino Silva

Resumo

Arborização urbana significa o ato de arborizar, plantar ou guarnecer de árvores uma região urbana. A vegetação do meio urbano desempenha diversas funções, associadas a aspectos sociais, culturais, econômicos e, sobretudo, ecológicos, interferindo fortemente nas condições de conforto ambiental. O presente estudo foi realizado entre os anos de 2010 e 2011 e buscou identificar, com o auxílio de catálogos de identificação específicos, a diversidade vegetal das ruas e avenidas do bairro Centro da cidade de Princesa Isabel-PB, bem como os principais problemas associados à arborização local. Os resultados foram os seguintes: 262 unidades de árvores foram analisadas – dentre essas, 10 unidades não foram identificadas; as espécies identificadas foram: Senna siamea Lam, Prosopis Juliflora, Fícus benjamina, Terminalia catappa, Azadirachta indica, Delonix regia, Syzygium jambolanum, Erythrina indica picta, Pithecolobium dulcis, Bauhinia forficata Link, Annosa squamosa, Adenanthera pavonina e Ficus elástica Roxb. Das unidades analisadas, 250 são exóticas e apenas 2 são nativas. Foram encontrados problemas como o estrangulamento de raízes e danos à pavimentação e às calçadas devido ao espaço restrito. É necessário um planejamento integrado e um monitoramento ativo para recuperar e adequar a arborização da cidade, para que a população, bem como o meio ambiente em geral, possa usufruir todos os seus benefícios.

Palavras-chave


Arborização Urbana. Espécies Exóticas de Plantas. Espécies Nativas de Plantas.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p90-100

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2322

Total de downloads do artigo: 1822