Capacitação da comunidade em instalações hidrosanitárias para o dia-a-dia, no IFPB – Campus Monteiro

Nilberte Muniz de Sousa

Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Monteiro. Brasil

Ítalo Rodrigues Albuquerque

Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Monteiro. Brasil

Walter L. de B Ribeiro

Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Monteiro. Brasil

Resumo

A extensão universitária pressupõe uma ação junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa que foram desenvolvidos pela instituição. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto intitulado Capacitação da comunidade em instalações hidrosanitárias para o dia-a-dia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Monteiro; orientado pelo professor de Inst. hidrossanitárias e executado por alunos do Curso Superior em Tecnologia de Construção de Edifícios. A capacitação foi dividida em duas partes: teórica e prática. As aulas teóricas foram executadas com auxílio de data show, equipamentos audiovisuais e materiais impressos, e as aulas práticas, realizadas no laboratório de instalações hidrosanitárias do IFPB, tiveram o uso de materiais para demonstração de como utilizá-los, para melhor absorção e compreensão mais detalhada dos participantes. A capacitação proporcionou a troca de informações e experiências entre a comunidade e os alunos bolsistas e voluntários, mostrando que é possível adquirir novos conhecimentos mesmo em contextos sociais diferentes. Proporcionou também aos alunos envolvidos a experiência docente ao planejarem aulas, e preparação das metodologias para conduzir os assuntos de forma tal que o mesmo pudesse ser entendido pelos alunos.i

Palavras-chave


Capacitação. Instalações hidrosanitárias. Extensão universitária. Comunidade


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p17-24

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2166

Total de downloads do artigo: 1271