O uso das novas tecnologias como forma de aprendizagem no ensino da geometria no segundo ano do ensino médio: relato de uma experiência de extensão

Damassena Pereira Marciano

José Airton Fernandes de Farias

Débora Cristina Santos

Resumo

O presente trabalho busca mostrar a importância do uso das novas tecnologias em sala de aula, em especial no ensino da matemática, disciplina a qual a maioria das pessoas não consegue fazer relações entre o conteúdo e o cotidiano. A ideia central partiu de um Projeto de Extensão chamado “Problematizando a geometria em sala de aula: estreitando relações com o cotidiano”, que tem como principal objetivo analisar as dificuldades em relação ao ensino da geometria encontradas em alunos do 2º ano do Ensino Médio. Dessa maneira, buscou-se amenizar essas dificuldades apresentadas através de atividades práticas utilizando as novas tecnologias. A partir do uso do software conhecido como GeoGebra, traçamos como uma das metas um elo, estreitando relações entre a Escola Básica e a universidade. Metodologicamente o projeto foi apresentado através de aulas dinâmicas com o uso de computadores, apoiados pelo software GeoGebra, palestras, seminários, e apresentações de trabalhos.

Palavras-chave


GeoGebra. Geometria. Novas tecnologias. Ensino - aprendizagem.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p94-105

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2352

Total de downloads do artigo: 1268