O laboratório de ensino da matemática como possibilidade de construção e socialização de conhecimento

Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga

Pedagoga – UECE/FECLI. Professora do IFPB – Campus Cajazeiras. Brasil

José Jorge de Sousa

Aluno do IFPB – Campus Cajazeiras. Brasil

Leontiev Ramalho Diniz Querino

Aluno do IFPB – Campus Cajazeiras. Brasil

Regiane Bugamil de França

Aluna do IFPB – Campus Cajazeiras. Brasil

Resumo

O presente trabalho reflete as ações realizadas no Projeto “Construindo e socializando material didático a partir do laboratório de Matemática”, que teve como objetivo envolver os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB – Campus Cajazeiras na construção e disseminação de material didático, possibilitando uma melhor utilização dos recursos pedagógicos que integram o Laboratório de Ensino da Matemática desse Campus em sala de aula. O trabalho foi realizado, inicialmente, priorizando-se os aspectos ligados à pesquisa bibliográfica e o levantamento do material que compõe o laboratório do IFPB. Em seguida, deu-se início à construção do material didático que seria utilizado nas ações práticas do projeto – como minicursos e oficinas, realizados com alunos do Curso de Licenciatura em Matemática e alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Costa e Silva –, privilegiando, para a execução das atividades, a atuação dos alunos nele envolvidos. O texto foi estruturado de modo a evidenciar, na primeira parte, a caracterização básica do laboratório, a sua funcionalidade e os materiais que o compõem e, na segunda parte, a descrição metodológica da realização do projeto mencionado e os resultados alcançados.

Palavras-chave


Laboratório. Ensino. Matemática. Prática pedagógica. Material didático


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p74-85

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2505

Total de downloads do artigo: 1487