Leitura e vida: histórias, músicas e poesias para alegrar e reavivar a memória dos idosos do Abrigo de Idosos Luca Zorn em Cajazeiras – Paraíba

Kivia de Sousa Ventura

IFPB – Campus Cajazeiras

Cleia Alves Quaresma

IFPB – Campus Cajazeiras

Maria do Socorro Soares Costa e Silva

IFPB – Campus Cajazeiras

Resumo

Nos últimos anos, estudiosos das ciências humanas, sociais e da saúde voltaram-se para discussões acerca da saúde integral do idoso. Com base nisso, este artigo analisa a experiência do projeto de extensão desenvolvido no Abrigo “Luca Zorn”, no município de Cajazeiras, estado da Paraíba. O objetivo geral do referido projeto pautou-se em levar ao abrigo de idosos atividades lúdicas, a exemplo de leitura de histórias, poemas, músicas e outras atividades afins, visando a reavivar a memória dos idosos e proporcionar momentos de lazer, alegria e de interação ao grupo abrigado. A metodologia utilizada visou à organização e desenvolvimento de encontros semanais, coletivos ou individuais, de acordo com a disposição dos participantes. Os resultados se mostraram satisfatórios, haja vista a integração dos idosos nos encontros, o envolvimento específico daqueles que têm mobilidade para participar das atividades promovidas (a exemplo da dança), além da gratidão demonstrada por receberem atenção. Assim sendo, conclui-se que o trabalho social é de extrema importância, principalmente quando se trata de pessoas expostas à vulnerabilidade, seja de ordem social ou biológica. Acrescenta-se que as atividades desenvolvidas proporcionaram grande crescimento para os executores do referido projeto

Palavras-chave


Idoso. Abrigo. Atividades lúdicas


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p45-51

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2424

Total de downloads do artigo: 2198