Colônia de férias: uma experiência para a conscientização ambiental na Vila da Paz Teresina – PI

Edivan Carvalho Soares

Professor da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC-PI). Brasil

Fabiana Maria da Silva Sousa

Universidade Federal do Piauí Brasil

Resumo

Esse trabalho visa relatar as atividades realizadas na Colônia de Férias, que estão sendo desenvolvidas pelo programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Piauí, junto à comunidade da Vila da Paz. As atividades consistiram basicamente na realização de oficina ecológica, a qual abordou questões relativas à importância da educação ambiental para a preservação do meio ambiente. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, seguida da realização de dinâmicas recreativas com o intuito de estimular nos participantes o interesse em compreender a relação sustentável entre o homem e a natureza. A princípio, percebeu-se uma extrema deficiência de conhecimento da comunidade acerca do tema, contudo, a parte prática das atividades do projeto – que ainda se encontra em fase de andamento – será contemplada com a realização de um passeio ecológico no Parque Zoobotânico em Teresina, Piauí. Espera-se que os conhecimentos adquiridos pelos participantes do projeto possam colaborar, para a aquisição da consciência efetiva de seus direitos e deveres na relação sustentável do homem com o meio ambiente.

Palavras-chave


Meio ambiente. Educação ambiental. Ecologia


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p25-33

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2406

Total de downloads do artigo: 3147