Acessibilidade do transporte público no IFPB – Campus Campina Grande: bairro Dinamérica e adjacências

Francisco das Chagas Nóbrega Figueiredo

IFPB – Campus Campina Grande Brasil

Gerilany Bandeira da Costa

IFPB – Campus Campina Grande Brasil

Ednaldo da Silva Júnior

IFPB – Campus Campina Grande Brasil

Samara Sonally Souto de Valença

IFPB – Campus Campina Grande Brasil

Vanúbia Martins dos Santos

IFPB – Campus Campina Grande Brasil

Resumo

Este trabalho é fruto de uma experiência vivenciada no Projeto de Extensão - Acessibilidade do Transporte Público do IFPB - e analisou o serviço responsável pelo transporte diário de aproximadamente 100 mil campinenses/dia, os ônibus urbanos que fazem as 38 linhas da cidade, integrando todos os bairros e dois distritos do município. Apesar do número o transporte público municipal é desvantajoso para a população, o mesmo é extremamente lento enquanto um ônibus demora 01h e 30min para se dirigir para o IFPB, o mesmo trajeto pode ser percorrido em menos de 15min em veículos individuais. Atividade foi realizada no IFPB – Campus Campina Grande com a participação dos alunos e moradores das ruas próximas ao Campus no bairro Dinamérica. O projeto foi desenvolvido no período de 07/06/2013 até o dia 20/12/2013 e teve como objetivo principal discutir com os usuários do transporte público acerca das condições em que se encontram estes serviços. Para isto foram  realizadas reuniões, entrevistas, criação de uma Fanpaje intitulada “Trans Legal” e aplicação de questionários com os usuários para um melhor acompanhamento das linhas com foco nos horários e na qualidade dos serviços prestados pelas linhas nos horários das aulas no Campus.

Palavras-chave


Transporte Público. Acessibilidade. Locomoção


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p03-16

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2279

Total de downloads do artigo: 2264