Modelando papéis na pastoral do menor

Wilma Fernandes Pinheiro

Elis Regina Silva Carolino

Resumo

Este trabalho relata as experiências vivenciadas em um projeto de extensão que teve como objetivo aplicar oficinas de origami para crianças e adolescentes atendidos na Pastoral do Menor do município de Cajazeiras-PB, buscando desenvolver atividades que estimulem a criatividade. Além disso, o projeto estabeleceu uma relação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e a comunidade atendida. Os conteúdos das oficinas foram definidos por meio de pesquisa em bibliografia, em vídeos e em trabalhos práticos. Com a pesquisa e a definição dos modelos de origami a serem elaborados nas oficinas, testamos os tipos de papel para cada modelagem e transferimos a experiência às crianças e adolescentes. As oficinas foram expositivas e os participantes realizaram atividades individuais na confecção de embalagens, peças decorativas e cartões. Dessa maneira, o projeto realizou uma ação de ensino, pesquisa e extensão, pesquisando a arte da modelagem em papéis como instrumento para a atividade de extensão. Os resultados revelam que o origami vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do público-alvo e dos extensionistas, à medida que proporciona, de forma incentivadora, o desenvolvimento do potencial criativo na elaboração de objetos utilitários.

Palavras-chave


Pastoral do Menor. Crianças e Adolescentes. Criatividade. Recreação.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p17-24

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2554

Total de downloads do artigo: 1371