Relato de experiência sobre a construção de um minhocário como prática de educação do campo em Passos-MG

Paulo Sérgio dos Santo Junior

Franciane Diniz Cogo

Evandro Freire Lemos

Rafaela Machado Alvarenga

Resumo

A Educação do Campo considera transformar o educando por meio da aprendizagem e adequação do processo educativo às características do meio. Diante isso, o projeto objetivou promover um olhar ao meio onde se vive através dos valores da Educação do Campo, utilizando a construção de minhocários. O projeto Educação do Campo: um olhar para o meio onde se vive foi realizado com educandos do 9º período Escola Municipal Doutor Manoel Patti, localizada na área rural no município de Passos, Sudoeste de Minas Gerais. As atividades realizadas com os educandos foram palestra interativa e oficina de construção de minhocário.  Concluí-se que a construção do minhocário permitiu a criação de um elo entre o campo e a conteúdo apresentado na disciplina de Ciências. Também, foi apresentada para os educandos uma alternativa de continuidade dos estudos por meio da Escola Agrícola Familiar.

Palavras-chave


Escola Agrícola Famíliar. Minhocas. Agricultura sustentável.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p19-25

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1096

Total de downloads do artigo: 1003