Relato sobre o projeto de apoio e acompanhamento à implantação da coleta seletiva no Bairro de Intermares, Cabedelo – PB

Rogério Silva Bezerra

Valéria Camboim Góes

Cristine Helena Limeira Pimentel

Resumo

O artigo realiza um relato crítico sobre o desenvolvimento do projeto de extensão “Apoio e Acompanhamento à Implantação da Coleta Seletiva no Bairro de Intermares”, no município de Cabedelo, Paraíba, efetivado a partir de julho de 2011. O projeto, ainda em execução, está sendo desenvolvido por professores e estudantes do Curso de Meio Ambiente do IFPB - Campus Cabedelo em parceria com a Associação de Catadores de Reciclagem de Cabedelo (ACARE), o Centro de Auto Conhecimento e Meio Ambiente (AMA), a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMCB) e a São Braz Indústria e Comércio de Alimentos. Possui como objetivo geral desenvolver atividades de apoio e acompanhamento à implantação da coleta seletiva no referido bairro. Sua execução foi dividida em: realização de atividades de informação e mobilização junto à comunidade do bairro; visitas residenciais para o cadastramento dos moradores (etapas já executadas) e; quantificação das informações e elaboração do banco de dados da coleta seletiva local (em fase de execução). O artigo apresenta de forma crítica as informações e resultados até aqui obtidos na execução do projeto, as dificuldades da implantação, a participação das entidades da sociedade civil e dos gestores públicos na implantação da coleta.

Palavras-chave


Ambiente. Coleta Seletiva. Catadores. Cabedelo.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p123-132

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2418

Total de downloads do artigo: 1177