Turismo rural de base comunitária e incentivo à Economia Solidária em Cachoeira de Minas e Riacho da Cachoeira, Paraíba

Maria Leopoldina Lima Cardoso

Erickson Melo de Albuquerque

Ana Virgínia Moura Ramos

Resumo

O objetivo do projeto foi incentivar atores sociais das comunidades Cachoeira de Minas e Riacho da Cachoeira, localizadas nos municípios de Princesa Isabel e São José de Princesa, na Paraíba, a fortalecerem aspectos culturais, identitários, econômicos e sociais, por meio de ações voltadas para o desenvolvimento do Turismo rural de base comunitária, com orientações para a oferta de produtos e serviços turísticos e adoção da economia solidária. O projeto foi desenvolvido pelos seguintes eixos: sustentabilidade, geração de renda, incentivo aos jovens e incentivo a práticas agroecológicas, por meio da realização de três oficinas de artesanatos, três de gastronomia, três de educação ambiental e orientações para a produção agroecológica, levantamento e mapeamento dos pontos turísticos da comunidade e elaboração da cartografia turística. Conclui-se que o projeto buscou fomentar atividades que proporcionassem à comunidade estratégias para o enfrentamento das desigualdades sociais e de gênero, transformando-as em agentes de mudança social.

Palavras-chave


Turismo Rural. Geração de Renda. Sustentabilidade.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p90-97

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1186

Total de downloads do artigo: 907