NECCOM: disseminando cultura e arte como um direito social em Princesa Isabel, Paraíba

Maria Leopoldina Lima Cardoso

Ana Virgínia Moura Ramos

Resumo

O objetivo do artigo é descrever a atuação dos projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Extensão Cultura e Comunidade (NECCOM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Princesa Isabel. Tais projetos têm como objetivo a promoção do direito cultural, entendendo este como fator indispensável à cidadania e dignidade humana, por tanto movimenta diversas ações de caráter artístico e cultural, desde a promoção de diversas atividades como: oficinas de música, dança, teatro, xadrez, artes manuais e literatura; cursos de corte e costura e formação inicial e continuada em Educação Musical; eventos artísticos; fomento à criação de grupos culturais, como os grupos musicais Forró para Todos e Sabiás da Lagoa, e do grupo teatral Por trás dos Holofotes. Além, de colaborar  para o fortalecimento de organizações culturais do município com a construção de projetos para submissão a editais de custeio. A partir destas ações compreende-se que o NECCOM tem atuado na promoção dos direitos culturais, como uma perspectiva de direitos humanos, no município citado.

Palavras-chave


Arte-educação. Direitos culturais. Núcleo de Extensão Cultura e Comunidade NECCOM.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p117-128

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 992

Total de downloads do artigo: 805