Campanha de alerta sobre o risco zoonótico na domiciliação e semi-domiciliação de saguis-de-tufo-branco (callithrix jacchus) em Sousa, Paraíba

Kenikywaynne Kerowaynne Felix do Nascimento

Graciele Campos Almeida

Francisco Fredson de Sousa

Kellyma Kellyashin Felix do Nascimento

Danilo Lourenço de Albuquerque

Lisanka Angelo Maia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo alertar a população Sousense sobre o risco zoonótico na domiciliação e semi-domiciliação de saguis-de-tufo-branco (Callithrix jacchus), através de uma campanha de conscientização. O público-alvo foram inicialmente alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas na zona urbana do município de Sousa, Paraíba, profissionais da área de saúde, população em geral. A Campanha foi realizada utilizando divulgação em rádio local, rodas de conversa em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), visitas a escolas estaduais e municipais, dia D em praça pública e entrega de material informativo impresso. Foram atendidos em média 84 e 151 alunos de escolas estaduais e municipais, respectivamente, além de 40 profissionais da área de saude. A participação em emissora de rádio, permitiu a expansão do conteúdo para outros municípios, bem como a produção online, que correspondeu a mais de 2.000 mil visualizações e mais de 100 compartilhamentos. No dia D, a comunidade pôde contribuir com relatos, opiniões e críticas construtivas. Conclui-se que a mobilização da comunidade através de ações de vigilância, amplia o número de multiplicadores do saber ao passo que reduz a casuística de morbidade e mortalidade pelo contato humano-animal silvestre.

Palavras-chave


Animais Silvestres. Saguis-de-tufo-branco. Zoonoses.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p82-89

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1041

Total de downloads do artigo: 873