Jogo digital como motivador no processo de aprendizagem no ensino fundamental

Fábio Sampaio dos Santos Câmara

Telma Lira de Queiroz

Resumo

O presente artigo visa relatar as ações desenvolvidas no projeto de extensão denominado Projelógica: fundamentos do pensamento computacional nas escolas de Monteiro-PB, que teve como objetivo fomentar o pensar computacional com a utilização de jogos digitais. O projeto foi realizado nos laboratórios de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro, através de oficinas teóricas e o uso de jogos digitais no intuito de estimulá-los para serem alunos mais criativos, críticos, capazes de resolver problemas, colaborativos e preparados para as habilidades do século XXI. O projeto teve uma participação significativa de alunos das escolas do município e o resultado final do projeto foi satisfatório, com base nos relatos dos alunos. Foi observado nos alunos maior concentração, motivação, engajamento e foco no processo de resolução dos problemas propostos. Cabe salientar que alunos participantes do projeto de extensão realizaram o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2019) e, atualmente, são alunos dos cursos técnicos oferecidos pelo Campus.

Palavras-chave


Raciocínio Lógico. Jogos Digitais. Motivação e Engajamento


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p66-73

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