Ensinando e aprendendo pela prática da extensão

Maria de Fátima Alves Figueiredo de Lacerda

Luciana Trigueiro de Andrade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo fortalecer o ensino técnico por meio da extensão, capacitando às comunidades carentes de Cabedelo, a partir do desenvolvimento de competências multidisplinares dos discentes concluintes do curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros e Meio Ambiente, quanto à elaboração de produtos pesqueiros com segurança alimentar e sustentável. Dessa forma, foram ofertadas 15 oficinas de elaboração de produtos pesqueiros, mais quatro oficinas de elaboração de produtos da panificação utilizando pescado, e mais uma oficina de compostagem no final das demais, com conteúdos transversais e interdisciplinares. Foram aplicados questionários socioeconômicos e avaliativos, que fornecerão dados para a elaboração de trabalhos e artigos, a serão divulgados em eventos da área, além de avaliar o desempenho dos discentes concluintes que atuaram já como profissionais. Dessa forma, foram beneficiados cerca de 300 pessoas da comunidade interna e externa ao IFPB Campus Cabedelo, otimizando o consumo de pescado, bem como, a contribuição para a melhoria na qualidade de vida da comunidade local.

 

Palavras-chave


Segurança alimentar e nutricional. Núcleo de extensão “De Mãos Dadas com a Comunidade” (DEMADC). Produto pesqueiro. Alimentação saudável.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p3-12

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1084

Total de downloads do artigo: 748