Avaliação do desenvolvimento de competências em alunos do Curso Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros pela prática da segurança alimentar

Luciana Trigueiro de Andrade

Maria de Fátima Alves Figueiredo de Lacerda

Ana Paula Moraes Ventura

Brasil

Professora de bioquímica do Departamento de Nutrição da UFPB

Marinalva das Neves Loureiro

Professora do curso técnico em Recursos Pesqueiros

Larissa Lima de Araújo

Discente concluinte do curso técnico em Recursos Pesqueiros

Resumo

A extensão proporciona uma troca de saberes entre a academia e a sociedade, com potencial de desenvolver a prática profissional para os discentes. Dessa forma, visou-se desenvolver competências nos discentes das turmas de 3º ano do curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros do IFPB Campus Cabedelo, a partir da realização de oficinas para a comunidade externa à instituição quanto a adequada manipulação dos alimentos, enfocando, ainda, a segurança alimentar. Para isso, dividiu-se os alunos em equipes para organização das oficinas, sendo a primeira sobre manipulação dos alimentos, as 15 seguintes sobre a elaboração de produtos a base de pescados de fácil acesso e baixo custo, e mais quatro sobre elaboração de produtos da panificação de forma sustentável. Questionários de conhecimentos específicos sobre o conteúdo abordado nas oficinas foram aplicados aos discentes em três momentos, assim como, questionários avaliativos aos participantes das capacitações, que opinaram sobre o desempenho dos alunos como ministrantes. Os resultados demonstraram que a prática extensionista utilizando o conteúdo de segurança alimentar auxiliou os estudantes do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros na aquisição de competências profissionais.

Palavras-chave


Educação profissional. Competências. Comunidade.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p03-12

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 885

Total de downloads do artigo: 656