Fórum de economia solidária: fortalecendo os empreendimentos da região de Guarabira-PB

Franceleyde Ferreira

Carollyne Moura Ramos

Rômulo Leite Amorim

Patrício Lourenço

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar o conjunto de acontecimentos relacionado ao planejamento e execução do Fórum Regional de Economia Solidária de Guarabira e região realizado pelo Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES), Núcleo de Extensão vinculado ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Guarabira através do desenvolvimento do projeto “Fórum de Economia Solidária: fortalecendo os empreendimentos da região de Guarabira-PB”, que se propôs, no ano de 2018, a formular ações que norteassem o desenvolvimento e a articulação entre os empreendimentos solidários, através da criação do Fórum Regional de Economia Solidária de Guarabira e região. Este relato se deu de forma qualitativa e tendo como método de abordagem o Materialismo Histórico Dialético. A partir do desenvolvimento do projeto, foi possível observar o processo contínuo e coletivo que resultou na oficialização do Fórum de Economia Solidária de Guarabira e região. Porém, os desafios continuam imensos, visto que o processo não se findou, pelo contrário, a consolidação do fórum acompanha novas demandas e novos desafios para o fortalecimento da economia solidária, desafios estes que só serão ultrapassados através da construção coletiva.

Palavras-chave


Economia Solidária. Fórum de Economia Solidária. Guarabira-PB


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p113-125

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1016

Total de downloads do artigo: 876