Contribuindo com a gestão dos recursos hídricos através da reestruturação do grupo de apoio técnico vinculado ao Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte

Mirella Leôncio Motta e Costa

Débora Rayane Gomes de Sousa

Gabriela Leite Alves Saraiva

Resumo

Os comitês de bacias hidrográficas (CBHs) são órgãos colegiados, participantes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos com objetivos principais de promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos, arbitrar os conflitos relacionados aos recursos hídricos, aprovar e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da bacia, entre outros. Este projeto de extensão tem foco no Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Com a função de assessorar, apoiar tecnicamente e operacionalizar as ações planejadas pelo CBH-LN, foi reestruturado o Grupo de Apoio Técnico (GAT) vinculado ao CBH-LN, formado por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPB. A metodologia teve as seguintes metas: i) apoio contínuo às necessidades do CBH-LN; ii) apoio contínuo às ações para execução do Planejamento Estratégico Participativo e PROCOMITÊS; iii) atualização periódica do site Águas da Paraíba; iv) atualização periódica das redes sociais na internet, entre outras. Como resultados deste, pode-se afirmar que o GAT CBH-LN contribuiu como um “braço executor” das ações do comitê, juntamente com a equipe técnica da AESA, com a gestão de recursos hídricos na área de abrangência do CBH-LN, bem como apoiou os membros e a diretoria colegiada do CBH-LN nas demandas presentes.

Palavras-chave


Gestão ambiental. Gestão de recursos hídricos. Comitê de bacias hidrográficas.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p45-52

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1080

Total de downloads do artigo: 901