A arte em cena: contribuindo na construção da cidadania e na transformação social e cultural de Jovens e adolescentes, por meio do teatro, música e educação

Líbna Naftali Lucena Ferreira

Resumo

O artigo trata de um relato de experiência de ensino, aprendizagem, vivência e experimentos com a linguagem Teatral por meio do desenvolvimento do projeto intitulado A arte em cena: contribuindo na construção da cidadania e na transformação social e cultural de Jovens e adolescentes, por meio do teatro, música e educação. O projeto promoveu o desenvolvimento cultural, sensibilização, transformação, conscientização de jovens e adolescentes em risco social, para a prevenção e o combate do uso de drogas, combate à violência contra a mulher, a criminalidade, enfim, promover debate e discussão sobre as questões e problemas sociais de forma a auxiliar no processo de aprendizagem e disseminação de conhecimento sobre estas temáticas em Escolas Públicas da Cidade, por meio de apresentações teatrais realizadas por alunos do IFPB Campus Guarabira, além de promover palestras ministrada pela técnica em enfermagem. O objetivo principal era contribuir na construção da cidadania e na transformação e conscientização social e cultural de jovens e adolescentes, por meio de apresentações teatrais e palestras em escolas públicas com temáticas a problemas sociais, como a prevenção e combate ao uso de drogas, violência contra a mulher, direitos cidadãs, entre outros temas ligados a problematização social contemporânea.

Palavras-chave


Teatro no contexto escolar. Arte-Educação. Projeto de Extensão a Arte em cena .


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p38-44

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1059

Total de downloads do artigo: 791