Judô e karatê no Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Samara Celestino dos Santos

Gertrudes Nunes de Melo

Matheus Moreira Luna

Resumo

O presente relato de experiência é oriundo do segundo ano consecutivo de realização do Projeto de extensão “Tatame Legal: Educando através das artes marciais” desenvolvido no campus Cajazeiras. O objetivo principal deste relato é apresentar os resultados obtidos durante o segundo ano de execução do projeto, que dentre as metas pré-estabelecidas, tinha a da inclusão à prática esportiva através das artes marciais (no caso dos alunos que iniciaram no ano de 2018) e o seu treinamento sistematizado (no caso dos alunos que ingressaram no ano de 2017), especificamente do judô e do karatê. As aulas aconteciam quatro vezes por semana, com duração de 2 horas cada aula, sendo, as de Karatê nas segundas e quartas, e as de Judô nas terças e quintas. Dos 100 participantes, todos alcançaram conhecimento das artes marciais (Judô e Karatê), desde a filosofia até a troca de faixa, bem como, conseguiram também resultados expressivos em competições de nível local a nacional. Assim, pode-se concluir que o projeto Tatame Legal, colaborou consideravelmente para a inserção e permanência de crianças e jovens nas artes marciais no IFPB-Campus Cajazeiras, além de proporcionar oportunidades de troca de conhecimentos e cultura através dos eventos esportivos.

Palavras-chave


Artes Marciais. Judô. Karatê.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p31-37

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1249

Total de downloads do artigo: 923