Estudo de mobilidade eficiente de transporte urbano na cidade de Cajazeiras, PB

Caroline Munoz Cevada Jeronymo

George da Cruz Silva

Marjorie Maria Abreu Gomes de Farias

Teobaldo Gabriel Souza Junior

Assis Barbosa de Lira Neto

Dafi Irenice de Abreu

Emanuel Jeronymo Lima Oliveira

Ellen Kelvya Torres de Sá Guedes

Galdino José do Vale Júnior

Geraldo Mendes Batista Neto

Resumo

Relata resultado do projeto de extensão “Estudo de mobilidade urbana eficiente e transporte não-motorizado para Cajazeiras-PB”. O projeto teve como objetivo elaborar um diagnóstico local de mobilidade urbana na cidade de Cajazeira, PB a fim de contribuir na elaboração do plano municipal de mobilidade urbana local, a ser elaborado em conjunto com os parceiros sociais, com foco no deslocamento por modais não-motorizados, caracterizados por pedestres e ciclista. Procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa de campo por meio de contagem de fluxos e análise de calçadas pela Técnica Safári Urbano. Concluiu-se que a cidade apresenta visível e crescente aumento do uso de automóveis particulares como opção de locomoção elegida por grande parte dos frequentadores do lugar e um consequente esgotamento das estruturas viárias existentes, necessitando também de manutenção local. Por outro lado, ressalta-se que o transporte coletivo público municipal apresenta-se como ínfimo e existem poucas normalizações com foco no transporte não-motorizado, caracterizado por pedestres e ciclistas, incluindo equipamentos e sinalização, além de ausentes medidas de moderação de velocidade.

Palavras-chave


Mobilidade urbana; acessibilidade física-espacial; modais não-motorizados; Pólos Geradores de Viagens.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p11-18

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1045

Total de downloads do artigo: 1097