Assistência técnica para implantação da tecnologia BIM e GIS para consulta automática ao código de urbanismo e obras da cidade de Cajazeiras-PB

Caroline Munoz Cevada Jeronymo

Antonio Goncalves de Farias Junior

Emanuel Jeronymo Lima Oliveira

Higor Linhares Damaceno

Abraão Gomes Pereira Lira

Antônio Ricart Jacinto de Oliveira Medeiros

Maria Vitoria Mendes Batista

Bruno Hermson Batista Ramalho

Alexsandra Bezerra da Rocha

Wilma Fernandes Pinheiro

Francisco Thiago Moreira Cavalcanti

Resumo

Relata resultado de um projeto que teve como objetivo prestar serviço de assessoria técnica à prefeitura municipal de Cajazeiras-PB no processo de implantação de um sistemas de consulta automática aos índices urbanísticos contido no documento intitulado “Código de urbanismo e obras” com suporte das tecnologias Building Information Modelling (BIM), além de métodos e técnicas de uso do Sistema de Informação Geográfica (GIS) para a criação e disponibilização de um banco de dados georreferenciado em ambiente web dos mapas de zoneamento urbano da cidade. Foram realizadas consultas a mapas e plantas cadastrais (impressas e digitais), produção de arquivos no formato shapefile das faces e logradouros, limite municipal, tabulação de dados numéricos dos índices urbanísticos descritos ao longo dos documentos normativos e estruturação de dados para emissão de relatórios das consultas automáticas. A implementação da tecnologia BIM já nas primeiras etapas de desenvolvimento apresentou avanços para a tomada de decisões mais consistentes e em menor tempo e custo de produção. Além disso, a implantação e uso dessa tecnologia pode popularizar informações, tornando-as mais simples e acessíveis ao cidadão comum de Cajazeiras, PB que nem sempre tem o domínio da linguagem técnica das legislações.

Palavras-chave


plataforma BIM; legislação urbana; sistema GIS


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p62-67

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1172

Total de downloads do artigo: 789